domingo, 22 de junho de 2008

Zacarias O Apocalipse do Antigo Testamento

Texto Áureo.

E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia, um será o Senhor, e um será Seu nome. (Zc 14.9).

1. ZACARIAS PROFETIZA SOBRE O FUTURO DE ISRAEL

“As profecias não são independentes. Elas constituem um conjunto”. Isso significa dizer que a Palavra de Deus no tempo histórico da humanidade e no tempo de nossas vidas não são fatos isolados. O que Deus fala a você hoje tem tudo a ver com o que sucederá amanhã, na vida de seus filhos, netos, caso Jesus não volte até lá.

a) As profecias sobre o primeiro advento de Jesus.

Tudo começou no Éden, em Gênesis 3.15 E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

A inimizade significou “assim como a mulher se fez presa da serpente, no Éden, através da mulher sairia a libertação: Jesus nascendo de uma mulher.

Veja a unidade entre Isaias e Zacarias, autores que viveram distantes por

300 anos:

Isaías, Séc. VIII aC. Isaias 9.6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso

Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Zacarias, Séc. VI-V aC. Zacarias 9.9 Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre e montado sobre um jumento, sobre um asninho, filho de jumenta. 10 E destruirei os carros de Efraim e os cavalos de Jerusalém, e o arco de guerra será destruído; e ele anunciará paz às nações; e o seu domínio se estenderá de um mar a outro mar edesde o rio até às xtremidades da terra.

b) Sobre a diáspora, veja as profecias e sua unidade.

A ida do povo de Israel para o cativeiro assírio e babilônico serviu para difundir as intenções de Deus a outras nações, seja o juízo ou não. Mas a grande diáspora mesmo aconteceu no ano 70 depois de Cristo. Amós, Séc. VIII aC. Amós 9.9 Porque eis que darei ordem e sacudirei a casa de Israel entre todas as nações, assim como se sacode grão no crivo, sem que caia na terra um só grão. 10 Todos os pecadores do meu povo morrerão à espada, os quais dizem: ninguém vai descobrir o nosso mal, e nem iremos ser derrotados. Miquéias, Séc. VII aC. Miquéias 5.7 E estará o resto de Jacó no meio de muitos povos, como orvalho do SENHOR, como chuvisco sobre a erva, que não espera pelo homem, nem aguarda filhos de homens. Zacarias, Séc. VI-V AC. Zacarias 10.9 E eu os semearei entre os povos, e lembrar-se-ão de mim em lugares remotos; Assembléia de Deus – Jd. Guanabara Central - Pr. Wagno O. de Souza Página 2

Primeira diáspora 1(Galut Bavel) (Wilkpedia) Geralmente se atribui o ínicio da primeira diáspora judaica ao ano de 586 a.C., quando Nabucodonosor II — imperador babilônico — invadiu Jerusalém e destruindo o reino de Judá deporta os judeus para a Babilônia. Mas esta dispersão se inicia antes, em 722 a.C., quando o reino de Israel ao norte é destruído pelos assírios e asdez tribos de Israel são dispersas pelo mundo.

Segunda Diáspora

A Segunda Diáspora aconteceu muitos anos depois, no ano 70 d.C. Os romanos

destruiram Jerusalém, e isso acarretou uma nova diáspora, fazendo os judeus irem para outros países da Ásias Menor ou sul da Europa. As comunidades judaicas estabelecidas nos países do Leste Europeu ficam conhecidas como Asquenazi (netos de Noé). Perseguidos pelo islamismo, os judeus do norte da África (sefardins) migram para a península Ibérica. Expulsos de lá pelo crescente cristianismo do século XV, migram para os Países Baixos, Bálcãs, Turquia, Palestina e, estimulados pela colonização européia, chegam ao continente americano.

c) As profecias sobre eventos meramente escatológicos.

Há uma diferença entre apocalipse e escatologia. Apocalipse significa “revelação”, e escatologia ( e) significa revelações e visões proféticas relacionadas às últimas coisas. Séc. VII a.C. Joel 2.30 E mostrarei prodígios no céu e na terra, sangue, e fogo, e colunas de fumaça. 31 O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR.

Século VIII a.C. Isaias 60.19 Nunca mais te servirá o sol para luz do dia, nem

com o seu resplendor a lua te alumiará; A ciência afirma que a Luz está se distanciando da terra. Da mesma forma, a terra está se aproximando do Sol. Isso fará acontecer essas profecias. Mesmo que o cálculo científico seja para uma data muito distante de hoje, catástrofes podem acontecer antecipando o cumprimento da Palavra de Deus.

2 – DE ZACARIAS A DIÁSPORA

a) Todos os impérios que se levantaram contra os hebreus desapareceram do cenário mundial. O Império Romano começou seu declínio no século III e findou no século V d.C.

b) A primeira vinda de Jesus. Deus mostrou a Zacarias, com detalhes: Zacarias 9.9 Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre e montado sobre um jumento, sobre um asninho, filho de jumenta. Lucas 19.30 dizendo: Ide à aldeia que está defronte e aí, ao entrardes, achareis preso um jumentinho em que nenhum homem ainda montou; soltai-o e trazei-o

c) A diáspora.

1 Galut Bavel, Wilkpédia.

Assembléia de Deus – Jd. Guanabara Central - Pr. Wagno O. de Souza Página 3

Zacarias 11.9 E eu disse: Não vos apascentarei mais; o que morrer morra, e o que for destruído seja, e as que restarem comam cada uma a carne da sua companheira. 10 E tomei a minha vara Suavidade e a quebrei, para desfazer o meu

concerto, que tinha estabelecido com todos estes povos. No ano 70 d.C. cumpriu-se esta profecia, quanto Tito, romano, destruiu Jerusalém e espalhou os judeus entre os povos.

3 – DA DIÁSPORA A SEGUNDA VINDE DE JESUS

a) No ano 70 d.C. os Judeus foram dispersos por sobre a terra para que se cumprissem Zacarias 11.9.

b) Mas em 1948 o Estado de Israel foi restaurado, para que se cumprisse a seguinte profecia: Zacarias 10. 6 E fortalecerei a casa de Judá, e salvarei a casa de José, e tornarei a plantá-los, porque me apiedei deles; e serão como se os não tivera rejeitado; porque eu sou o SENHOR, seu Deus, e os ouvirei. 7 E os de Efraim serãocomo um valente, e o seu coração se alegrará como pelo vinho, e seus filhos o verão e se alegrarão; o seu coração se regozijará no SENHOR. 8 Eu lhes assobiarei e os ajuntarei, porque os tenho remido, e multiplicar-se-ão como se tinham multiplicado. 9 E eu os semearei entre os povos, e lembrar-se-ão de mim em lugares remotos; e viverão com seus filhos e voltarão. 10 Porque eu os farei

voltar...

c) Hoje está em andamento a profecia de Zacarias 14.1-16:

Zacarias 14.1Eis que vem o dia do SENHOR, em que os teus despojos se repartirão no meio de ti. 2 Porque Eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres, forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o resto do povo não será expulso da cidade. 3 E o SENHOR sairá e pelejará contra estas nações.

4 – DA SEGUNDA VINDA AO MILÊNIO

É bem provável que a Igreja não estará mais aqui na terra! (SLIDE) O ajuntamento das nações contra o pequenino Estado de Israel tem a ver com os interesses econômicos e políticos naquele pedaço do mundo. E tudo irá culminar em Zacarias 14.1Eis que vem o dia do SENHOR, em que os teus despojos se repartirão no meio de ti. Isto é, um acordo que reparta os recursos econômicos entre as nações interessadas na riqueza da região. I – Mas o Senhor irá julgar Israel: Zacarias 14.2. Porque Eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra

Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres,

forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o resto do povo não será

expulso da cidade. II - E depois lutará contra as nações: Zacarias 14.3 E o SENHOR sairá e pelejará contra estas nações.

a) O julgamento de Israel e a manifestação de Cristo em Glória.

Diante da peleja de Israel contra as nações (Batalha do Armagedom) Jesus luta a favor de Israel e eles reconhecem o Senhor como o messias.

Assembléia de Deus – Jd. Guanabara Central - Pr. Wagno O. de Souza Página 4

Nenhum comentário: