domingo, 22 de junho de 2008

Ninrode

Esboço de Sermão: Prof. Anísio Renato de Andrade

Lições da Torre de Babel Texto: Gn.11.1-9

Introdução: O historiador Flávio Josefo, que viveu no século I d.C., registrou que os homens que viveram logo depois de Noé temiam a possibilidade de um novo dilúvio.Por isso, resolveram construir uma torre muito alta onde pudesse se abrigar. Sabemos que esse temor não se justificava, pois Deus prometeu que não haveria outro dilúvio. Na história de Babel podemos ver bons e maus exemplos relacionados às famílias, empresas, igrejas, e grupos em geral.

1 - Bons exemplos:
a) Havia liderança: Ninrode (Gn.10.8-10) .
b) Havia propósito: construir uma cidade e uma torre (11.4)
c) Havia planejamento e organização. O plano se divide em tarefas que são distribuídas (11.3).
d) Havia recursos humanos, materiais e criatividade (11.3).
e) Havia unidade (11.6): um só povo, uma só língua, um só projeto, o mesmo campo de trabalho.
As palavras "um" e "uma" destacam-se no texto.
f) Havia trabalho em execução (11.5). Não se pode parar na fase do planejamento.
2 - Maus exemplos:
a) O objetivo de fixação naquela região era contrário ao propósito de Deus de povoar a terra (Gn.1.28).
b) O plano foi feito sem consulta ao Senhor. Era um projeto independente de Deus.
Conclusão: Deus interferiu para destruir aquele trabalho, mas poupou aquelas vidas. Deus ama o pecador, mas destrói suas obras más. Quem vive sem Deus está caminhando para o fracasso. Não chegará ao céu, mas descerá ao abismo. Sem Deus, tudo o que fizermos se perderá. Precisamos conhecer a vontade de Deus e consultá-lo antes de executar os nossos planos.

Amado Professor Anísio Renato de Almeida, meus parabéns pela mensagem que o ilustre esboçou acima, contudo gostaria de fazer algumas considerações. Estamos vivendo um período onde o mundo evangélico esta pregando sobre a unidade da igreja e dos lideres, mas nos entanto ilustre Professor tem observado que muitos estão pregando a unidade do seu próprio ministério e não a do reino de Cristo, conforme o nobre servo cita acima em sua mensagem, estão edificando seus próprios palácios e reinos, o que estou dizendo pode ate chocar alguns lideres renomados que gostam de dizer somos um só em Cristo, mas quando procuramos para estreitar uma amizade uma relação fraternal em Cristo, advinha o que esta em jogo? O maldito egoísmo do seu próprio reino que sentem estar ameaçado.o reino de Cristo não esta vinculado ou patenteado ao um ministério ou mesmo a um homem. Portanto meus parabéns pela mensagem, que o Deus eterno esteja sempre sobre tua vida. Com a mais elevada alta estima;

Apóstolo Martins

www.copamm.com. br

9421-8836

Um comentário:

LMNT disse...

Uma dúvida com relação a essa personagem diz respeito à quantidade de gente disponível, àquela altura, para ele sair edificando cidades e até fundando um reino.

Observem que a partir de Noé, Ninrode estava apenas na 4ª geração!

Claro, sabemos que as pessoas daquela época viviam muito (?) e que, por isso, várias gerações podiam coexistir; mas, mesmo assim, não é estranho tantos feitos, com tão poucos habitantes existindo na terra?!