terça-feira, 24 de junho de 2008

O CRISTÃO E A HOMOFOBIA


O CRISTÃO E A HOMOFOBIA

Pr.Onildo Braz

Semeia-se um pensamento, colhe-se um ato. Semeia-se um ato, colhe-se um hábito. Semeia-se um hábito, colhe-se um caráter. Semeia-se um caráter, colhe-se um destino. (Huston Smith).

Homofobia é aversão a pessoa do homossexual e homofóbico é todo indivíduo que nutre medo de quem gosta do igual. O termo geralmente é usado para descrever uma repulsa face às relações afetivas e sexuais entre pessoas do mesmo sexo, um ódio generalizado aos homossexuais.
A homofobia se manifesta de diversas maneiras, e em sua forma mais grave resulta em ações de violência verbal e física, podendo levar até o assassinato de GLBTs.
Declaram os órgãos de defesa dos GLBTs, que a fobia, pode ser considerada uma doença involuntária e impossível de controlar, em reação à atração, consciente ou inconsciente, por uma pessoa do mesmo sexo. Ao matar a pessoa GLBTs, a pessoa que tem essa fobia procura “matar” a sua própria homossexualidade.
Segundo eles, a homofobia também é responsável pelo preconceito e pela discriminação a GLBTs, por exemplo no local de trabalho, na escola, na igreja, na rua, no posto de saúde e na falta de políticas públicas afirmativas que contemplem GLBTs. Infelizmente, também, os valores homofóbicos presentes em nossa cultura podem resultar em um fenômeno chamado homofobia internalizada, através da qual os próprios GLBTs podem não gostar de si pelo fato de serem homossexuais, devido a toda a carga negativa que aprenderam e assimilaram a respeito.
PONTO DE VISTA:
Nessa breve consideração deixamos claro que não somos homofóbicos, pelos seguintes motivos:
1-A luta da igreja não é contra a pessoa do homossexual e nem contra os seus direitos como cidadão, os quais são garantidos na constituição brasileira. Nós amamos os homossexuais, porque Deus os ama, como amou o mundo a ponto de enviar Jesus. Jo. 3,16. Entretanto, reprovamos as relações sexuais entre iguais.
2-A luta da igreja é contra o pecado, e Homossexualismo segundo a bíblia é pecado; é uma violência contra o organismo humano. Negar esse fato é dizer que Deus errou na criação do homem. Eu entendo que todo o tipo de “anomalia humana” seja ela de que natureza for, é fruto do pecado original. Em Adão todos nós pecamos e nos distanciamos do perfeito que é Deus, com isso colhemos mazelas físicas e espirituais.
Obs.Segundo os órgãos de defesa dos GLBTs, em 17 de maio de 1994, foi marcado o fim de um ciclo de 2000 anos em que a cultura judaico-cristã encarou a homossexualidade como pecado, depois como crime e, por último, como doença.
3- O fato de a ciência encontrar uma explicação para o comportamento homossexual, e países membros das Nações Unidas declararem que isto não é perversão, distúrbio ou doença, não altera sua condição diante da bíblia, ele é pecado e uma violência contra o organismo humano. Volto a reiterar que negar esse fato, é dizer que Deus errou na criação da humanidade.
Por último: Podemos afirmar que a igreja nunca irá se furtar em dialogar com a ciência, enquanto busca compreender a vida na terra. Contudo, nesse diálogo, não iremos negligenciar a verdade bíblica.

Nenhum comentário: