sábado, 12 de setembro de 2009

Estudos sobre o Apocalipse


Segunda-feira, 24 de Agosto de 2009

O evento do Arrebatamento em relação à Grande Grande Tribulação é um dos assuntos mais polêmicos na igreja de hoje.
As três visões predominantes são Pré-tribulacional (o arrebatamento ocorre antes da Grande Tribulação), Mid-tribulacional (o Arrebatamento ocorre no meio da Grande Tribulação) e Pós-tribulacional (o Arrebatamento ocorre ao final da Grande Tribulação).Primeiramente, é importante reconhecer o propósito da Grande Tribulação. De acordo com Daniel 9:27, há uma septuagésima “semana” (7 anos), que ainda está por vir. A completa profecia de Daniel das setenta semanas (Daniel 9:20-27) fala da nação de Israel. É um período de tempo no qual Deus focaliza Sua atenção especialmente em Israel. A septuagésima semana, a Grande Tribulação, deve também ser um tempo quando Deus lida especificamente com Israel. Apesar de não necessariamente indicar que a igreja não possa estar também presente, isto nos leva a perguntar por que a igreja precisaria estar na terra durante este período.A passagem principal da Escritura a respeito do Arrebatamento é I Tessalonicenses 4:13-18. Esta passagem afirma que todos os crentes vivos, juntamente com os crentes que já morreram, encontrarão o Senhor Jesus nos ares e estarão com Ele para sempre. O Arrebatamento é Deus removendo Seu povo da terra. Uns poucos versículos depois, I Tessalonicenses 5:9, Paulo diz: “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo.” O livro de Apocalipse, que lida principalmente com o período da Grande Tribulação, é uma mensagem profética de como Deus derramará Sua ira sobre a terra durante a Grande Tribulação. Pareceria inconsistente para Deus prometer aos crentes que eles não sofrerão ira e depois deixá-los na terra durante a Grande Tribulação. O fato de Deus prometer livrar os cristãos da ira logo após prometer retirar seu povo da terra parece juntar esses dois eventos.Outra passagem crucial sobre o momento do Arrebatamento é Apocalipse 3:10. Nela, Cristo promete livrar os crentes da “hora da tentação” que virá sobre a terra. Isto poderia significar duas coisas:
(1) Cristo protegerá os crentes em meio às tentações, ou
(2) Cristo livrará os crentes das tentações, deixando-os fora delas.
Ambos são significados válidos da palavra grega que traduzimos como “da”. Entretanto, é importante reconhecer que se promete aos crentes serem guardados “da”. Não é somente da tentação, mas da “hora” da tentação. Cristo promete guardar os crentes do período que contém as tentações, ou seja, a Grande Tribulação. O propósito da Grande Tribulação, o propósito do Arrebatamento, o significado de I Tessalonicenses 5:9 e a interpretação de Apocalipse 3:10, todos dão claro apoio à posição Pré-tribulacional.
Postado por Pr. Mário Arruda às 06:07
Quarta-feira, 19 de Agosto de 2009
Sexta-feira, 14 de Agosto de 2009Caros irmãos
Ontem (13/08) em continuidade ao Seminário de Escatologia, abordamos o tema referente ao Dia do Senhor. Segue um breve resumo da ministração:A frase “Dia do Senhor” geralmente identifica eventos que acontecem no final da história (Isaías 7:18-25) e é freqüentemente associado com a frase “aquele Dia”. Um ponto chave para entender essas frases é perceber que elas sempre identificam um período de tempo no qual Deus vai pessoalmente intervir na história, diretamente ou indiretamente, para cumprir um aspecto específico de Seu plano.A maioria das pessoas associam “o Dia do Senhor” com um período de tempo ou dia especial que vai acontecer no fim dos tempos quando a vontade e propósito de Deus para o Seu mundo e para a humanidade vão ser cumpridos. Alguns estudiosos acreditam que “o Dia do Senhor” vai ser um período de tempo longo, ao invés de apenas um Dia – um período de tempo quando Cristo vai reinar por todo o mundo antes de purificar o céu e a terra em preparação para o estado eterno de toda a humanidade. No entanto, outros estudiosos acreditam que o Dia do Senhor vai ser um evento instantâneo quando Cristo retorna à terra para redimir Seus seguidores fiéis e para mandar os incrédulos para condenação eterna.A frase “o Dia do Senhor” é usada dezenove vezes no Velho Testamento e quatro vezes no Novo Testamento.As passagens do Velho Testamento que lidam com o Dia do Senhor geralmente transmitem um sentido de iminência, proximidade e expectativa: “Uivai, pois está perto o Dia do SENHOR” (Isaías 13:6); “Porque está perto o Dia, sim, está perto o Dia do SENHOR” (Ezequiel 30:3); “Ah! Que Dia! Porque o Dia do SENHOR está perto” (Joel 1:15); “Tocai a trombeta em Sião e dai voz de rebate no meu santo monte; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o Dia do SENHOR vem, já está próximo” (Joel 2:1); “Multidões, multidões no vale da Decisão! Porque o Dia do SENHOR está perto, no vale da Decisão” (Joel 3:14); “Porque o Dia do SENHOR está prestes a vir sobre todas as nações” (ObaDias 15); “Cala-te Diante do SENHOR Deus, porque o Dia do SENHOR está perto” (Sofonias 1:7); “Está perto o grande Dia do SENHOR; está perto e muito se apressa” (Sofonias 1:14). Isso é porque as passagens do “Dia do Senhor” no Velho Testamento se referem a um cumprimento próximo e distante, assim como muitas das profecias do Velho Testamento. Há exemplos no Velho Testamento onde o “Dia do Senhor” é usado para descrever julgamentos históricos que já foram cumpridos em pelo menos uma forma (Isaías 13:6-22; Ezequiel 30:2-19; Joel 1:15; 3:14; Amós 5:18-20; Sofonias 1:14-18), enquanto outras vezes se refere a julgamentos divinos que vão acontecer no fim dos tempos (Joel 2:30-32; Zacarias 14:1; Malaquias 4:1,5).O Novo Testamento chama esse dia de um dia de “ira”, um dia de “batalha,” e o “grande Dia do Deus Todo-Poderoso” (Apocalipse 16:14); e se refere a um cumprimento ainda futuro quando a ira de Deus é derramada sobre incrédula Israel (Isaías 22: Jeremias 30:1-17; Joel 1-2; Amós 5; Sofonias 1) e o mundo incrédulo (Ezequiel 38–39; Zacarias 14).As Escrituras indicam que o “Dia do Senhor” vai vir rapidamente, como um ladrão na noite (Sofonias 1:14-15; 2 Tessalonicenses 2:2) e, portanto, nós como Cristãos devemos estar vigilantes e prontos para a vinda de Cristo a qualquer momento.Além de ser um tempo de julgamento, também vai ser um tempo de salvação, pois Deus vai livrar o restante de Israel, cumprindo Sua promessa de que “todo o Israel será salvo” (Romanos 11:26), perdoando-lhes de seus pecados e restaurando o Seu povo escolhido à terra prometida a Abraão (Isaías 10:27; Jeremias 30:19-31,40; Miquéias 4; Zacarias 13).O resultado final do Dia do Senhor vai ser que “a arrogância do homem será humilhada, e a sua altivez se abaterá, e só o SENHOR será exaltado naquele Dia” (Isaías 2:17). O cumprimento final das profecias sobre o “Dia do Senhor” vai vir no final da história quando Deus vai punir o mal com seu poder impressionante e cumprir todas as Suas promessas. Postado por
Pr. Mário Arruda às 04:18

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